O uso de suplementação como um aliado do esporte

É difícil pensar em esporte e nutrição individualmente. Na grande maioria das vezes esses temas são tratados de maneira conjunta e é por isso que a medicina costuma agregar suplementos à alimentação de um atleta para aumentar o seu desempenho.

A necessidade de nutrientes de um atleta é diferente se comparada a um indivíduo sedentário. Quando a alimentação por si só não é capaz de fornecer tudo aquilo que o atleta precisa para atingir seus objetivos, a suplementação é indicada, seja para aumentar a força e a massa muscular, seja ara potencializar o seu desempenho, ou ainda para recuperação após o treino.

Os suplementos costumam ser divididos entre os seguintes grupos: pré-treinos, termogênicos, energéticos, protéicos, compensadores, repositores e aminoácidos. Cada um dos suplementos desses grupos tem um objetivo específico e sua recomendação sempre é associada ao tipo esporte praticado, sendo levadas em consideração a intensidade e a duração do exercício praticado, e, algumas vezes, também é considerada a avaliação bioquímica e hormonal do atleta. Somente dessa forma é possível alinhar a necessidade nutricional de quem pratica algum esporte com a suplementação ideal para fornecer aquilo que ele precisa, sem desequilibrar seu organismo e prejudicar a saúde.

Um acompanhamento médico adequado é essencial para que um atleta possa otimizar o seu desempenho, além de melhorar sua recuperação pós-treino e previnir lesões. Mas, além disso, esse acompanhamento serve para evitar danos sérios à saúde, que podem ser causados pelo consumo indevido ou inadequado de suplementação. 

De modo geral, o uso de suplementos é sim um aliado na saúde do atleta, mas isso só é possível quando um médico especialista é consultado para indicar o tipo de suplemento, dosagem e forma correta de utilização.

Até o dia 10 de agosto o Whey Protein, em pó ou em capsulas, está com 20% de desconto na Dag Farma. Se ele faz parte da suplementação indicada pelo seu médico, aproveite o desconto para fazer um orçamento clicando aqui.

Related Posts

Leave a Reply

Faça seu Orçamento agora