Vamos falar sobre a depressão?

Se sentir triste ou abatido é comum na vida das pessoas. Todos nós passamos por momentos de conflito ou difíceis que podem nos deixar mais tristes ou desacreditados que de costume. A partir do momento que esse sentimento de tristeza e desesperança começa a atrapalhar e interferir na vida diária, é hora de procurar ajuda profissional.

A depressão é um transtorno de humor que pode passar despercebido. Ela pode surgir na vida de alguém de maneira sutil e sem motivo aparente ou também ser resultado de algum acontecimento pontual, como por exemplo falecimento de algum familiar, divórcio ou alguma outra mudança inesperada na vida. Em ambos os casos, ela pode evoluir para um quadro grave. Nem sempre uma pessoa que sofre da depressão demonstra sinais deste problema para seus familiares. Muitas vezes essas pessoas se sentem tão sozinhas e desamparadas que sequer conseguem buscar ajuda. Mas então o que é possível fazer nesses casos? Primeiro precisamos entender um pouco mais sobre o transtorno depressivo.

Diferente da tristeza, a depressão é persistente, costuma durar pelo menos duas semanas e pode coexistir com praticamente todas as outras doenças de saúde mental. Além de sentir-se triste, é comum que o corpo do indivíduo também aponte alguns outros sintomas, que são decorrentes de alterações no sistema nervoso do cérebro que levam à alterações físicas. É possível observar, em alguns casos, perda de peso, dores no corpo, baixa energia, baixa libido, crises de choro, problemas com o sono, entre outros. Ao contrário do que muitas pessoas pensam, a depressão é resultado de uma combinação de causas biológicas, ambientais e pessoais. Essas causas biológicas podem ser decorrentes da genética de cada indivíduo, bem como de alterações hormonais. A ideia popular de que a depressão só atinge àqueles que permitem é sem fundamentos, tendo em vista que o corpo de cada ser humano reage e responde diferente a cada situação do cotidiano. 

A depressão, quando encontra-se em quadro grave, pode levar ao suicídio, ou à tentativa do mesmo. Dados oficiais apontam que 32 brasileiros morrem a cada dia vítimas do suicídio. A Organização Mundial de Saúde afirma que 9 de cada 10 casos poderiam ser prevenidos, por isso a importância de entender e falar sobre a depressão. Se há a suspeita do transtorno, é necessário buscar ajuda. A partir do momento que o transtorno for identificado, é preciso manter o tratamento indicado pelo médico especialista para que haja melhora. O médico que acompanha o quadro irá identificar o tipo de tratamento para o caso, que pode ser com psicoterapeuta, com uso de medicamentos ou uma combinação de ambos. É importante garantir que esse tratamento seja feito com o acompanhamento de um médico especialista, tendo em vista que um tratamento errado para o caso pode agravar ainda mais a depressão, pois pode não surtir efeito e deixar o indivíduo ainda mais desacreditado.

As pessoas que sofrem de transtornos depressivos tem uma grande tendência a se fechar e se afastar dos seus amigos e familiares, o que acaba dificultando ainda mais que as pessoas que fazem parte das suas vidas consigam identificar alguma mudança. Lembre-se que o isolamento não levará à melhora. Se você sofre de depressão, sempre tenha alguém de confiança com quem você pode se abrir, dizer o que sente e aliviar o peso dos seus sentimentos. E se você não sofre com a depressão mas conhece alguém que sofra, entenda que estar ao lado e mostrar apoio e disposição para entender e ajudar é muito importante. Quando alguém se sente sem valor e sem esperança na vida, sentir empatia de alguém próximo sem dúvidas irá fazer diferença!

Related Posts

Leave a Reply

Faça seu Orçamento agora