Outubro Rosa – Juntos na luta contra o câncer de mama

O Outubro Rosa surgiu nos anos 90 nos Estados Unidos para estimular a população a controlar o câncer de mama, tipo de câncer mais comum nas mulheres no Brasil.

Vários fatores podem aumentar as chances de tumores mamários, um deles é o avanço da idade. 4 em cada 5 mulheres com câncer de mama tem mais de 50 anos. Além disso, outros fatores podem aumentar ainda mais a possibilidade. Alguns destes fatores são:

Sedentarismo (não fazer exercícios);
Consumo de bebida alcoólica;
Não ter tido filhos;
Primeira gravidez após os 30 anos;
Não ter amamentado;
Menopausa após os 55 anos;
Uso de contraceptivos (anticoncepcionais) hormonais;
Histórico de câncer nos ovários ou nas mamas na família.

Em contrapartida, existem hábitos diários que podem diminuir a possibilidade de tumor nas mamas:

Ter uma alimentação balanceada e com poucos alimentos gordurosos;
Realizar atividades físicas regularmente;
Amamentar;
Ingerir poucas bebidas alcoólicas;
Não fumar.

É importante ressaltarmos também que, em casos de aparecimento de tumores mamários, o diagnóstico precoce é essencial para a eficácia do tratamento. O autoexame deve ser realizado a partir dos 20 anos mensalmente, preferencialmente entre o quarto e sexto dia após o fim do fluxo menstrual. A partir dos 30 anos já são recomendadas mamografias. As mamografias são a única forma de identificar o tumor 5 anos antes de ser possível senti-lo através do toque.

O Sistema Único de Saúde — SUS disponibiliza a mamografia para todas as idades, basta a indicação médica. Se você possui fatores de risco, converse com o seu médico e faça os exames indicados, eles podem aumentar as chances de cura e inclusive salvar vidas!

Related Posts

Leave a Reply

Faça seu Orçamento agora